Skip to main content

A metafísica paradoxal dos outros

Hand-out of my presentation in Anarchai today:

A metafísica paradoxal dos outros
Hilan Bensusan

Metafísica e os outros: o mundo externo, a fundamentação de alguma coisa em outra, as relações de dependência e inter-dependência, a interação, a transcendência, a heteronomia.
Existir e co-existir: aquilo que existe tem lugar entre outros que existem.
Anna Tsing e a dupla tarefa: a) oferecer uma abordagem maximamente geral da realidade com as melhores habilidades disponíveis e b) deixar espaço para outros – e outros relatos – que são parte da realidade.
Totalidade e transcendência: satisfazer a tarefa a) apenas produz uma totalidade fechada (e consistente nela mesma), satisfazer b) apenas é recusar uma abordagem englobante em nome da transcendência dos outros (e dos outros relatos).
Diaphonía e paradoxo: A diaphonía exerce uma pressão desde fora sobre a espontaneidade (a soberania) de qualquer abordagem. A tarefa paradoxal: oferecer uma abordagem maximamente geral da realidade tal que genuínos outros (e genuínas outras abordagens da realidade) sejam possíveis.
A metafísica paradoxal de Cogburn: A tarefa da metafísica é oferecer uma abordagem maximamente geral da realidade tal que a metafísica seja impossível.
Transcendência, teoria e prática: Levinas condena a totalidade alcançada pela representação como sendo de um indigno egoísmo; a representação é interrompida pelo desejo metafísico pelo absolutamente outro. Tal desejo é externo à representação que promove a totalidade. Não é a representação que transcende. A totalidade tem que ser restringida, limitada, denunciada.
Correlacionismo: A totalidade é incapaz de transcendência, estamos presos ou em uma correlação entre nosso conhecimento e o mundo ou entre nosso pensamento e o mundo. Para Meillassoux, sair da era do correlato é ser capaz de uma abordagem maximamente geral que não esteja presa à correlação.
Duas metafísicas: a) O esforço por apresentar uma representação total do mundo que o deixe exposto sem qualquer delimitação desde fora ou transcendente (metafísika) e b) O esforço por apresentar uma representação do que está fora, do que é exterior e transcende (métafísica).
A metafísica paradoxal reformulada: A tarefa da metafísika é oferecer uma abordagem maximamente geral da realidade tal que a métafísica seja impossível.
Ontologia orientada à objetos (Harman): Oferecer uma totalidade que inclua a inesgotabilidade de cada objeto, uma representação total da impossibilidade de representar o que transcende (o objeto real constitutivo de cada objeto e em permanente retirada).
A totalidade e os outros – o problema do neutro: Levinas entende a transcendência do absolutamente outro desde a primeira pessoa, desde uma assimetria que ela mesma rejeita qualquer totalidade. Harman entende o inesgotável no outro em terceira pessoa, como inesgotável de qualquer objeto (neutro). A totalidade abriga a transcendência apenas ao preço da neutralidade.
Monadologias (Leibniz, Tarde, Whitehead, Latour): As monadologias são metafísicas da multiplicidade de unidades de ação (mais ou menos claramente individuados) interdependentes que atuam uns os outros (ou sobre o domínio dos outros). Nas monadologias sempre há outros.
Monadologia e co-existência: Numa metafísica monadológica, tudo o que existe é produto de uma interação entre agentes – não há ordem alguma sem uma sociedade que a balize e a mantenha.
Husserl pede ajuda à monadologia: Para introduzir intersubjetividade em sua abordagem da fenomenologia do ego na quinta Méditation Cartesienne, Husserl introduz uma monadologia em que as unidades de ação (de intencionalidade) são alter-egos, representados como outros eus e concebidos à imagem e semelhança do que há de transcendental no meu ego.
O outro como interrupção: Do ponto de vista de primeira pessoa – um ponto de vista que se torna possível pela fenomenologia – a transcendência é neutralizada pelo alter-ego de Husserl e pelo objeto real de Harman. Levinas rejeita essa neutralização: o outro não é um alter-ego, é (parte do) que eu não sou.
Isolamento: Uma abordagem de primeira pessoa, comum a Descartes, Husserl e Levinas, parte do isolamento do ego, um isolamento que precede a transcendência.
Três isolamentos:
i. Cartesiano: “qualquer indivíduo da res cogitans ou da res extensa não requer nenhum outro indivíduo de seu tipo para existir”(Whitehead, P&R, p. 144).
ii. Levinasiano: cada existente tem uma pessoalidade e carrega uma hipóstase de sua existência (até o Deus de Spinoza é pessoal no sentido de carregar o onus de sua existência).
iii. Garciano: cada coisa é uma coisa porque está isolada, mesmo que não seja nem uma unidade e nem tenha uma identidade – seu isolamento a separa de qualquer predicado ou relação.
Monadologia e isolamento: É a partir do isolamento do existente que pode haver transcendência; numa monadologia o agente depende dos demais para ser o que é (para agir como age). Não vale o isolamento cartesiano e nem mesmo o garciano – ainda que talvez possamos entender que vale o isolamento levinasiano.
A monadologia interrompida: Como fazer para que a transcendência do outro seja parte da realidade sem que o outro seja neutralizado? Como conciliar a interdependência dos agentes em uma metafísika monadológica e a transcendência dos outros?
Tipos de outro: Para Levinas, o absolutamente outro da transcendência reside nos outros humanos. A separação de uma pessoa é garantida pela satisfação de suas carências e dá a possibilidade de uma representação soberana do mundo (que é indigna). A satisfação das carências é fornecida pelos outros não-humanos, a representação não é interrompida senão pela diaphonía.
Modos de existência: Ao invés de tipos, modos. Aquilo que existe pode existir de muitos modos. A diferença entre tipos e modos faz a diferença entre a filosofia da abstração de Platão e a de Aristóteles e a diferença entre pluralismo ontológico e pluralismo existencial em Souriau.
Uma monadologia de fragmentos? Em Being Up For Grabs e em Diáspora da Agência, uma monadologia é proposta em que cada unidade de ação existe em três modos de existência: um fragmento de uma composição alheia, uma composição ela mesma e um compositor.
Interdependência vs. transcendência: em uma monadologia, há que haver totalidade e neutralização; além disso, a passividade do fragmento e da composição não é ainda transcendência tomada por uma decisão de um existente isolado. A monadologia entende os outros sob o registro da interdependência.
Três narrativas concomitantes dos outros: Para pensar a possibilidade da transcendência e da totalidade, do absolutamente outro e da monadologia, talvez os três modos de existência tenham que estar em três narrativas concomitantes. As três narrativas do outro tornam possível três ângulos em que o ser e o outro se conectam.
1. Monadologia de composições: os outros aparecem compondo a realidade em relações de interdependência onde não há isolamento.
2. Fenomenologia dos compositores: os outros aparecem representados a partir de um ego soberano em um exercício de espontaneidade (o ego soberano pode ser uma comunidade associada a uma linguagem pública de conceitos).
3. Hauntologia dos fragmentos: os outros interrompem a representação e a composição da realidade por uma incompletude irremediável dos fragmentos que os deixam assombrados pelos outros desde o vão mesmo entre cada existente e sua existência na qual está isolado.
Metafísica paradoxal? O outro constitui a mim e aos outros e, ao mesmo tempo, é externo a mim e me transcende.
Totalidade e über-realidade: Kit Fine (“Tense and Reality”) introduz o conceito de über-realidade, o produto da conjunção de todas as realidades perspectivadas – em termos de realidades do passado e do presente mas também em termos de realidades de primeira e de terceira pessoas. Cada uma das perspectivas não oferece uma totalidade e é consistente. A conjunção de todas elas é a totalidade inconsistente – a totalidade é uma aglomeração, um entulho, um amontoado.
Contraste com OOO: Não há termo neutro e nem sequer isolamento garciano em todas as narrativas. Porém a totalidade se torna estereoscópica: vista de mais de um modo.

Comments

Popular posts from this blog

Hunky, Gunky and Junky - all Funky Metaphysics

Been reading Bohn's recent papers on the possibility of junky worlds (and therefore of hunky worlds as hunky worlds are those that are gunky and junky - quite funky, as I said in the other post). He cites Whitehead (process philosophy tends to go hunky) but also Leibniz in his company - he wouldn't take up gunk as he believed in monads but would accept junky worlds (where everything that exists is a part of something). Bohn quotes Leibniz in On Nature Itself «For, although there are atoms of substance, namely monads, which lack parts, there are no atoms of bulk, that is, atoms of the least possible extension, nor are there any ultimate elements, since a continuum cannot be composed out of points. In just the same way, there is nothing greatest in bulk nor infinite in extension, even if there is always something bigger than anything else, though there is a being greatest in the intensity of its perfection, that is, a being infinite in power.» And New Essays: ... for there is nev

Talk on ultrametaphysics

 This is the text of my seminar on ultrametaphysics on Friday here in Albuquerque. An attempt at a history of ultrametaphysics in five chapters Hilan Bensusan I begin with some of the words in the title. First, ‘ultrametaphysics’, then ‘history’ and ‘chapters’. ‘Ultrametaphysics’, which I discovered that in my mouth could sound like ‘ autre metaphysics’, intends to address what comes after metaphysics assuming that metaphysics is an endeavor – or an epoch, or a project, or an activity – that reaches an end, perhaps because it is consolidated, perhaps because it has reached its own limits, perhaps because it is accomplished, perhaps because it is misconceived. In this sense, other names could apply, first of all, ‘meta-metaphysics’ – that alludes to metaphysics coming after physics, the books of Aristotle that came after Physics , or the task that follows the attention to φύσις, or still what can be reached only if the nature of things is considered. ‘Meta-m

Memory assemblages

My talk here at Burque last winter I want to start by thanking you all and acknowledging the department of philosophy, the University of New Mexico and this land, as a visitor coming from the south of the border and from the land of many Macroje peoples who themselves live in a way that is constantly informed by memory, immortality and their ancestors, I strive to learn more about the Tiwas, the Sandia peoples and other indigenous communities of the area. I keep finding myself trying to find their marks around – and they seem quite well hidden. For reasons to do with this very talk, I welcome the gesture of directing our thoughts to the land where we are; both as an indication of our situated character and as an archive of the past which carries a proliferation of promises for the future. In this talk, I will try to elaborate and recommend the idea of memory assemblage, a central notion in my current project around specters and addition. I begin by saying that I